Plano de continuidade de negócios

A 2CLIX sabe que sua segurança e privacidade são importantes e se preocupa
muito com isso.

ATIVOS CRÍTICOS

Para garantir a continuidade dos serviços da 2CLIX TECNOLOGIA EIRELI durante
a ocorrência de um incidente de segurança é necessário traçar quais são os
ativos críticos para o cumprimento dos serviços do Portal da Qualidade,
manutenção dos sistemas e comunicação com os clientes.

Os servidores e bancos de dados neste caso são o coração do funcionamento
dos sistemas, tanto a conexão do portal da qualidade com a internet assim
como os bancos de dados são vitais para manter o serviço prestado pela
organização. No entanto, esses servidores estão em nuvem, localizados em um
Data Center tier IV. Este data center conta com redundâncias em caso de
quedas de serviço mais graves e proteções contra falhas mecânicas ou
elétricas, assim como um controle de acesso rigoroso.

Dos ativos físicos, as estações de trabalho são os mais críticos, pois a
partir delas todos os colaboradores conseguem cumprir suas funções. Estas
estações de trabalho são compostas por notebooks permitindo que mesmo com a
impossibilidade do uso dos escritórios os colaboradores podem seguir
cumprindo suas funções a partir de trabalho remoto.

Os sistemas Azure e Google Suite também são críticos para o cumprimento das
funções dos colaboradores, com o Azure está o gerenciamento do código, dos
logins nas máquinas e gerenciamento de tarefas, com o Google Suite está o
serviço de e-mails, compartilhamento de arquivos, assim como armazenamento
digital de documentos.

Manter a disponibilidade, integridade e confiabilidade desses pontos:
Servidores, Estações de Trabalho e Repositórios deve ser a prioridade da
Continuidade de Negócios.

RESPONSABILIDADES

Durante um incidente de segurança que envolva a necessidade de ativar este
plano, é necessário que os colaboradores estejam cientes de suas
responsabilidades e funções para garantir que a normalização dos serviços
seja alcançada.

Alguns incidentes podem necessitar de abordagens específicas e outros podem
seguir o mesmo fluxo de ações.

No fluxo básico: o Administrador do Sistema deve realizar os contatos
externos com autoridades e fornecedores, enquanto o responsável da
Segurança deve realizar a comunicação interna e delegação de instruções de
como proceder para as demais equipes.

A equipe de desenvolvimento deve auxiliar nas ações de contenção do
incidente, assim como isolar sistemas ou equipamentos afetados.

A equipe de Projetos deve coordenar com a equipe de Segurança as melhores
ações para a mitigação do incidente e manutenção da segurança de informação
e coordenar essas ações com a equipe de Desenvolvimento.

A equipe de Suporte e de Negócios devem coordenar com a equipe de Segurança
e o Administrador a comunicação com os usuários, repassando instruções
pertinentes, prazos de resolução e controle de pânico.

A equipe de Qualidade deve engajar com a equipe de Projetos para realizar
testes no sistema a fim de ajudar a encontrar áreas afetadas e definir o
escopo do incidente.

USO DO PLANO DE CONTINUIDADE

Incidentes no Data Center

Incidentes do Data Center podem ocorrer tanto na forma de uma quebra da
segurança que traga risco para os dados armazenados neste data center, assim
como podem ocorrer na forma de eventos que causam a interrupção do serviço.

No caso da Interrupção do serviço, o Plano de Continuidade de Negócios deve
ser ativado quando o prazo para o retorno do serviço fornecido pelo Data
Center ultrapassar 72 horas. Antes disso, o evento deve ser registrado pela
equipe de Segurança e deve ser monitorado pelo Administrador por meio do
contato com o Data Center.

O prazo de 72 horas é necessário, pois é o tempo mínimo que o sistema
precisa para ser movido para outro data center e ter suas rotas de DNS
modificadas. Nesses casos as equipes de Negócios e Customer Success irão
manter o contato com os usuários, informando sobre o motivo da interrupção
do serviço do Portal da Qualidade assim como as previsões de retorno e
normalização dos acessos.

No entanto, se houver redução do acesso aos servidores ou instabilidades
decorrentes de uma falha grave na segurança do Data Center de modo a causar
risco aos dados contidos nos servidores, o Plano de Continuidade deve ser
ativado e, neste caso, o Administrador do Sistema deverá coordenar com os
responsáveis pela infraestrutura ações para a criptografia total dos bancos
de dados localizados nos servidores assim como reunir os logs do servidor e
iniciar um processo para isolar as máquinas das redes afetadas fechando
todas as portas afetadas mantendo apenas o acesso dos responsáveis de Infra.

Incidentes no Escritório

O PCN deve ser ativado sempre que um incidente ocorrer no escritório criando
a necessidade da saída dos colaboradores do local e subsequente
impossibilidade de uso prolongado do escritório.

Nesses casos, a prioridade deve ser a manutenção da segurança física dos
colaboradores e o processo de trabalho será inteiramente movido para o
modelo Home Office. Por já existir uma cultura de trabalho híbrido
entre local e remoto, às máquinas já estão equipadas com ferramentas para a
manutenção do trabalho em Home Office, assim como todas as políticas de
segurança provêm os processos de segurança local e em trabalho remoto.

Caso o incidente cause danos às estações de trabalho, os colaboradores
afetados devem aguardar em suas casas a entrega de novas estações de
trabalho. A equipe de Administração deve nessas ocasiões recuperar as
máquinas afetadas, assim como providenciar novas máquinas já configuradas e
com os programas necessários instalados para a realização de trabalho
remoto.

REDUNDÂNCIAS

Redundância de Dados

Todo backup do banco de dados é criptografado e feito diariamente, este
backup então é salvo no servidor principal com uma cópia de segurança é
feita e salva em um segundo físico em um Data Center do mesmo provedor que
oferece os mesmos protocolos de segurança que o Data Center usado pelo
servidor principal.

O servidor da cópia de segurança não tem portas abertas para internet nem
web servers rodando, apenas é acessível pelo Administrador do sistema e
responsáveis de infraestrutura por uma VPN separada da usada para o servidor
principal. Esse servidor é usado apenas para guardar os backups e para a
eventualidade de restaurar o serviço da aplicação caso o servidor principal
esteja indisponível.

Redundância de Logs e Segurança

Todos os logs são salvos em dois locais diferentes, os logs de banco de
dados estão em um banco separado dedicado somente aos logs e cuja cópia é
armazenada em uma segunda base, já os logs de sistema tanto dos servidores
quanto das estações de trabalho são armazenados nos logs de sistema das
máquinas assim como replicados para a segunda base. Todos esses logs são
replicados no SIEM de modo que, mesmo se forem alterados localmente, os logs
originais estarão guardados no servidor dedicado ao SIEM.

Redundância de acessos

Logs de acesso são armazenados em várias instâncias tanto pelo Azure AD
quanto pelas ferramentas de auditoria do Windows. Os servidores também têm
controle dos registros de acesso tanto vindos locais quanto pela VPN. Todos
estes logs são armazenados e analisados pelo SIEM.

GESTÃO DE DOCUMENTOS

Este documento é válido a partir da sua aprovação mais recente e é de
responsabilidade da equipe de administração da 2CLIX TECNOLOGIA EIRELI.
O ciclo de atualização deste documento é anual e deve ser realizado
sempre a partir da avaliação de eficácia e adequação deste documento com as
demais políticas e processos da empresa.

Para garantir uma avaliação concisa e clara, os seguintes critérios de
avaliação serão utilizados:

  • Retorno das partes interessadas a respeito da eficácia e impacto do SGSI;
  • Eficácia do Plano em situações de simulação;
  • Custo para aplicação do Plano;
  • Retorno a partir de treinamentos;
  • Feedback dos Clientes e Colaboradores após tratativas de Incidentes
    ocorridos;
  • Atraso na aplicação do PCN quando necessário causado por definição confusa
    ou faltosa dos procedimentos do PCN.

 

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